• .

  • .

  • .

  • .

OS INSTRUMENTOS E A MÚSICA NA CAPOEIRA

 

A música é um componente fundamental na capoeira e foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem.

Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira, sendo  composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande).

Muitas canções são compostas na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas) e podem ter assuntos dos mais variados.

Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir.

Os capoeiristas mudam o estilo das canções freqüentemente de acordo com o ritmo do berimbau, desta maneira, é na verdade a música que comanda a capoeira, e não só no ritmo, mas também no conteúdo.

O toque Cavalaria, por exemplo, era usado para avisar os integrantes da roda que a polícia estava chegando, por sua vez, a letra é constantemente usada para passar mensagens para um dos capoeiristas, na maioria das vezes de maneira velada e sutil.

Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria e o principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. O berimbau varia de afinação, podendo ser o Berimbau Berra-Boi (mais grave), Médio ou Gunga (médio) e Viola (mais agudo).

Os outros instrumentos mais comuns são: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos freqüência o ganzá e o agogô.

berimbau

 Berimbau

atabaqueAtabaque

pandeiro

Pandeiro

caxixi

         Caxixi

agogo

Agogô

f t g
Direitos Reservados © 2019 olojo.com.br - Olojo Capoeira