• .

  • .

  • .

  • .

TOQUES DE CAPOEIRA

 

Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, tocados no berimbau, são conhecidos como toques, abaixo estão listados alguns dos mais comumente utilizados:

 

São Bento de Angola

 

O toque de são bento de angola é um ritmo tocado com o berimbau no momento de realização do jogo de capoeira Angola, normalmente correspondendo ao primeiro ritmo tocado nas rodas. Enquanto que o gunga toca angola, o berimbau médio executa o São Bento Pequeno e o viola toca o São Bento Grande. Possui complementaridade com o toque de Santa Maria.

Com este toque faz-se o jogo rasteiro, de chão, malicioso, sendo composto por testes variados para o capoeirista.

Existem dois tipos de toque de Angola: antiga e moderna, existindo também a angola amarrada ou simplesmente angola.

Este toque é cantado lentamente em formato de ladainhas.

 

São Bento Grande de Bimba

 

Este toque foi criado por Mestre Bimba. É chamado também de São Bento Grande da Regional. Toca-se ele com um berimbau médio, dois pandeiros um em cada lado fazem parte da formação da bateria (a essa formação instrumental dá-se o nome de "charanga"). É um toque que transmite muita energia e exige dos capoeiristas muita técnica e atenção. 

Podendo ele ser usado para um jogo mais forte (violento) que exige do capoeirista muita habilidade, rapidez e reflexo, é um toque bem usado para realização de batizados. Porém essa modalidade de jogo através do São bento Grande de Bimba é utilizado entre capoeiristas mais experientes, pois esse toque exige elevado grau de destreza.

 

São Bento Grande de Angola

 

Esse toque é utilizado no jogo de Angola e é tocado com o berimbau Viola e fazendo repiques. Mas também há grupos de capoeira que usam o toque São Bento Grande de Angola para jogar "regional" um jogo rápido e de floreios.

São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas modificações. Angola ,como também é conhecida, é um jogo onde predominam rasteiras e cabeçadas. É um jogo lento e cheio de armadilhas e geralmente costuma ser um jogo baixo, com bastantes movimentos próximos ao chão. 

 

São Bento Pequeno de Angola

 

Toque no qual o jogo serve tanto para alunos como para formados, tem a característica de ser um jogo mais objetivo, podendo ser rápido,  malicioso e acrobático, onde a criatividade do capoeirista aparece em todo momento através das variadas situações de jogo, este é um dos toques mais comuns entres os capoeiristas e normalmente é cantado em ritmo médio.

 

Iúna

 

Toque utilizado em rodas de Mestres e capoeiristas formados, é tocado para pedir permissão para se entrar em rodas já iniciadas, além disto, também é tocado em funerais de capoeiristas.

Neste jogo não é permitido que os capoeiristas se toquem e nele também não se canta.

 

Cavalaria

 

Toque que anunciava a chegada dos opressores (muitas vezes a polícia), e da chegada dos inimigos, servia como aviso para que os capoeiristas camuflassem o jogo, transformando-o em uma espécie de brincadeira de rua. Não é um ritmo cantado.

 

Samango

 

Neste jogo há a disputa por um prêmio, onde antigamente os guerreiros para provar sua coragem e bravura faziam este tipo de jogo que consiste em colocar as mãos para trás com o corpo de lado e manter-se somente na base, com um dos pés trabalhando em chapa direta, vence o jogo quando um deles conseguir tirar o outro de dentro do cí­rculo. 

O prêmio para o vencedor era uma das virgens da aldeia e também não é um toque cantado.

 

Santa Maria

 

Toque usado em jogo de facão, navalha e faca, neste jogo os jogadores podem chegar até a morte. Não é um toque cantado.

 

Benguela

 

É um jogo onde não há canção e os capoeiristas não podem se tocar.

 

Samba de Roda

 

Toque em ritmo de Samba, com músicas do próprio meio popular.

 

Amazonas

 

Apesar do pouco consenso sobre o uso deste jogo, ele normalmente é jogado fechado, próximo ao adversário e predomina principalmente a malícia do capoeirista.

 

Idalina

 

Ao contrário do jogo de Amazonas, costuma ser um jogo mais aberto e solto, indicado para aprimorar os golpes dos capoeiristas.

 

Põe a Laranja no Chão Tico-Tico

 

É um toque de Santa Maria, acompanhado de música.

É colocada uma nota de dinheiro ou um lenço no meio da roda e os jogadores têm que apanhar o objeto com a boca, em contrapartida, seu oponente precisa tentar evitar que isto aconteça para ganhar os pontos para si, é o tí­pico jogo de rua.

f t g
Direitos Reservados © 2019 olojo.com.br - Olojo Capoeira